< voltar
LEGISLATIVO DEPUTADO JEFERSON HOMENAGEIA 80 ANOS DO PADRE HILÁRIO DICK
Na tarde desta quinta-feira (01/06), o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) concedeu a Medalha da 54ª Legislatura ao Padre Hilário Henrique Dick, de Santa Cruz do Sul, por mais de quatro décadas de dedicação ao protagonismo dos jovens e à Pastoral da Juventude. A homenagem, que ocorreria durante o período do Grande Expediente da sessão plenária do Legislativo, foi transformada em solenidade comemorativa, realizada na sala da presidência, em função do decreto de Luto Oficial do governador Sartori pela morte do ex-deputado Sereno Chaise, ocorrida nesta manhã.

O evento reuniu dezenas de pessoas, entre jovens integrantes e ex-integrantes da Pastoral da Juventude de várias gerações que tiveram a liderança do Padre Hilário. Também estiveram presentes os deputados Zé Nunes (PT), o Zé da Gaita, que animou o ato tocando cantigas tradicionais da Pastoral e acompanhado em coro pelos presentes, e o presidente da Casa, Edegar Pretto (PT).

O deputado Jeferson, que havia preparado um discurso para 20 minutos de homenagem a Hilário Dick, conforme norma do período de Grande Expediente, resumiu a fala, dando destaque à biografia, à aptidão do padre para trabalhar no empoderamento da juventude, à avidez por conhecimento no que tange a este público e o voluntarismo em acompanhar e ajudar a organizar movimentos de jovens em diversos países da América Latina e da Europa. Também mencionou a intensa produção intelectual do padre Hilário, voltada ao estudo e ao aprofundamento do tema juventude. “Com a sua habilidade e enorme capacidade de animar, de despertar a fé, de reunir a juventude ao redor do Cristianismo, preservando-o; o padre Hilário é sal na terra; com o seu dom de liderar os jovens no caminho da evangelização, de guiar-lhes na paz, Hilário é iluminação”, disse, citando o Evangelho de Mateus.

            O padre Hilário agradeceu a homenagem e fez uma breve fala sobre o compromisso com a temática da juventude. “Nos meus 80 anos dediquei-me à juventude como opção, projeto e causa. E tomei esta decisão porque jovens do Rio, onde trabalhei, disseram que eu não fui feito para ficar atrás de uma escrivaninha, mas para ficar com os jovens. A partir deste momento, passei a levar a sério a juventude”, contou. 

Hilário lembrou também os “jovens invisibilizados”, que também são representados por ele. “Uma sociedade que não ama a sua juventude, não ama a si mesma”, decretou.

Hilário Dick é Filho e Josefa e João Dick. É bacharel em Filosofia, Ciências e Letras, licenciado em Português e Teologia, mestre em Literatura Brasileira; e Doutor em Letras. Foi assessor nacional da Pastoral da Juventude; idealizador do Instituto Pastoral da Juventude de Porto Alegre, pesquisador do Instituto Humanitas e coordenador das primeiras edições do Curso de Pós-Graduação em Juventude - parceria entre IPJ e a Unisinos, atualmente sediado em Goiânia. Tem vários livros publicados sobre o mundo juvenil, entre os mais recentes: ‘Cartas a Neotéfilo” – conversas sobre assessoria para grupos jovens” e o “O Divino no Jovem – Elementos Teologais para a Evangelização da Cultura Juvenil”, além de dezenas de pesquisas, artigos e participações em iniciativas voltadas ao segmento.
< voltar
Facebook
@Copyright Jeferson Fernandes
Inicial
|
Parlamentar
|
Notícias
|
Fotos
|
Publicações
|
Vídeos
|
Áudios
|
Links
|
Boletins
|
Contatos
|