< voltar
DEPUTADOS E DEPUTADAS DA CCDH CONCEDEM MEDALHA A CORONEL DA BM POR MEDIAÇÃO EM REINTEGRAÇÃO DE POSSE
Uma atuação baseada no diálogo com famílias e movimentos sociais, na negociação e respeito aos direitos humanos. Essas foram as motivação pelas quais o presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Jeferson Fernandes (PT) - com apoio do deputado Pedro Ruas (PSOL)e das deputadas Manuela D’Ávila (PCdoB) e Miriam Marroni (PT) -  concedeu ao Comandante do Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar, coronel Jefferson de Barros Jacques, a Medalha da 54ª Legislatura, na manhã dessa quarta-feira (27/09), na ALRS.
O gesto foi um reconhecimento ao trabalho realizado na reintegração de posse que aconteceu no dia 24 de agosto, no prédio do antigo Hotel Açores, localizado na Rua dos Andradas, Centro Histórico de Porto Alegre. A atuação do coronel Jacques, possibilitou naquele dia que se firmasse e documentasse acordo entre os integrantes da Ocupação Lanceiros Negros Vivem e o comitê de negociação (formado na manhã do mesmo dia) e, por resultado, proporcionou a saída pacífica das famílias. Diferente da primeira reintegração, acorrida em 14 de junho, que retirou de forma violenta as mesmas famílias de um prédio público em desuso, localizado nas proximidades, além de ter resultado na prisão ilegal do deputado Jeferson Fernandes (PT), que representava a CCDH, buscando a garantia dos direitos humanos das famílias e suas crianças.
O deputado estadual Jeferson Fernandes destacou a importância de visibilizar tal ação, que fez uso do diálogo ao invés da força, minimizando os danos para estas famílias, em especial as crianças. “A partir de agora se estabelece um novo modus operandi em situações semelhantes. É importante destacar que este é um novo modelo o qual esperamos que seja seguido daqui para frente, pois nosso esforço enquanto parlamentares é contribuir para a ordem democrática, sem violência, construindo em parceria com todas as forças estatais uma sociedade mais humana, respeitosa e pacífica”, destaca o parlamentar.
Após ouvir todos os convidados, o coronel Jacques agradeceu e destacou que reconhecimentos como esse são fundamentais para a compreensão de que o papel da polícia é mediar. “As pessoas enxergam a BM como o fim, como alguém de quem tem que se proteger naquele momento”, destaca Jacques, defendendo a ideia de que a Brigada Militar deve ser o meio e não fim.
Representando a corporação, o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, coronel Mario Yukio Ikeda se disse sensibilizado com as falas dos deputados e deputadas e ressaltou que o objetivo é construir pontes, sempre buscando o diálogo.
Também participaram da entrega da medalha, e fizeram suas ponderações, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), o deputado Pedro Ruas (PSOL), a deputada Miriam Marroni (PT), a Defensora Pública, Mariana Py Cappellari, e a ouvidora da Defensoria Pública do RS, Patrícia Couto.

< voltar
Facebook
@Copyright Jeferson Fernandes
Inicial
|
Parlamentar
|
Notícias
|
Fotos
|
Publicações
|
Vídeos
|
Áudios
|
Links
|
Boletins
|
Contatos
|