< voltar
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS CONHECE A EXPERIÊNCIA DE ADOÇÕES EM FARROUPILHA
O relatório especial da família, organizado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT/RS), cita a cidade de Farroupilha como referência, na eficácia dos processos de adoção de crianças na comarca local. O presidente da Comissão de Direitos Humanos conferiu, nesta segunda-feira (13/10), a experiência do município em adoções de crianças. Fernandes conversou com a promotora de justiça, Dra. Cláudia Formolo que relatou com entusiasmo todos os detalhes dos encaminhamentos dados pelo judiciário local às crianças que se encontram na casa de acolhimento institucional.
 
A promotora destacou a importância do trabalho da equipe de técnicos que recebem as crianças vítimas de maus tratos ou negligência, bem como o acompanhamento das tentativas de restabelecimento das relações com as famílias biológicas. Formolo salientou também a experiência exitosa do grupo de incentivo à adoção intitulado DNA da alma. “Aqui nós temos muita satisfação em ressaltar o fato dos acolhimentos não durarem (em média), mais de 7 meses”, disse. O índice foi confirmado pelo juiz Mário Maggione. O magistrado calcula que já realizou por volta de 300 adoções. Do total, houve apenas uma devolução.
 
Sempre movidos pelo bem estar das crianças, o juiz e a promotora consideram no entanto, um processo delicado a retirada de um filho da relação com sua família. De acordo com juiz, a drogadição é uma das principais causas da destituição do poder familiar. Mesmo assim, segundo o Maggione, se buscam todas as formas de tratamento da mãe, do pai ou de ambos.
 
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos, ficou satisfeito ao saber que o trabalho feito pela Comissão Especial da Família, presidida pelo deputado Missionário Volnei e relatada por ele tenha dado importante contribuição à política de adoção no RS. “Nós sentimos que as instituições responsáveis pelos processos passaram a agir com mais atenção ao tema. Exemplo disso é a campanha do Tribunal de Justiça: "Deixe o amor te surpreender", salienta.
 
O compromisso do deputado Jeferson Fernandes que além de presidir uma comissão que trata do tema é pai adotivo foi o de pedir ao seu colega, dep. Missionário Volnei (PR/RS) para fazer o mais rápido possível o lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo à adoção.
< voltar
Facebook
@Copyright Jeferson Fernandes
Inicial
|
Parlamentar
|
Notícias
|
Fotos
|
Publicações
|
Vídeos
|
Áudios
|
Links
|
Boletins
|
Contatos
|