A Assembleia Legislativa promove, sábado (13/12), o espetáculo (L)ESTE, com Alejandro Brittes e Orquestra Barroca, em Santo Ângelo. O evento, que acontece às 19h, na Praça Pinheiro Machado, em frente à Catedral Angelopolitana, integra o projeto “400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis em ritmos e tradição”, alusivo à celebração da data, que se completa em maio de 2026. O show contará com a participação do Coral Guarani Jerojy MBarae’te.
A realização do espetáculo em Santo Ângelo dá continuidade a uma série de eventos alusivos aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, que estão sendo realizados pelo governo do Estado e, no Legislativo gaúcho, a partir da Subcomissão dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes. Além de visitas às Reduções Jesuíticas, a museus ligados à temática, a aldeias indígenas guaranis e a pesquisadores dedicados ao assunto, a Subcomissão tem promovido audiências públicas com foco na escuta e promoção da participação dos Guaranis na organização das celebrações alusivas aos 400 anos das Missões.
“Temos nos dedicado a garantir o protagonismo Guarani nesta história que é tão deles quanto dos jesuítas. E, para além dessa participação festiva, que é devida, precisamos garantir uma destinação mais igualitária dos recursos utilizados nessas festividades para que os guaranis tenham as mínimas condições de sobrevivência, o que não ocorre no momento”, ressaltou o petista, destacando que o resumo dessas atividades deve compor o relatório final da Subcomissão.
O parlamentar esteve à frente da promoção de outro evento dedicado à temática indígena no Legislativo, que ocorreu no dia 26 de novembro: a mostra do filme “Tava, a Casa da Pedra”, de autoria do casal de cineastas Ariel Ortega e Patrícia Ferreira, da Aldeia Alvorecer, de São Miguel das Missões. A exibição ocorreu no Memorial do Legislativo e foi precedida de debate com os autores.
“A cultura guarani é evidente, é farta e está em todas as esferas da arte missioneira. Ela permeia a história desses 400 anos, a forma como se constituiu a nossa região das Missões. Esse é um componente muito forte desse legado, que precisa estar sublinhado na celebração dos 400 anos se queremos fazê-la de forma genuína”, justificou. “Vamos cumprir esta tarefa, preservando um mínimo de dignidade para os indígenas e com muito reconhecimento a sua produção artística”, completou Jeferson.
O evento 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis em ritmos e tradição, com Alejandro Brittes e Orquestra Barroca, terá entrada franca.
Texto: Andréa Farias
Foto: Greice Nichele